
Você também sempre achou que reaproveitar (ou reutilizar) era o mesmo que reciclar?
Pois saiba, você não é o único…eu também não sabia que tinha diferença…mas tem!! e não é pouco!!
Reaproveitamento significa utilizar novamente um produto, podendo modificar suas propriedades físicas, mas mantendo a mesma composição química. Já a reciclagem é o processo no qual um material é utilizado como matéria-prima, para se transformar em outro produto com propriedades físicas e químicas diferentes.
A PABLITA, por exemplo, reutiliza (ou reaproveita) resíduos de construção civil, como pastilhas de vidro, piso vinílico e pastilhas de porcelana, e transforma em acessórios. Nós não reciclamos pois esses resíduos, não passam por nenhuma transformação química, prejudicando menos ainda o meio ambiente.
Nós utilizamos o material que sobrou na obra, que foi usado com mostruário nas lojas e não podem ser comercializados, ou então, algumas placas de pastilha, que possui alguma peça quebrada ou riscada, e eles não podem utilizar como revestimento, ou revestimentos que saíram de linha, e as lojas ficam com poucas unidades e mandam apar o setor de mosaico, nós vamos lá e fazemos a seleção desses materiais….
A vantagem em comum entre reutilizar e reciclar é a diminuição do uso de matérias-primas, muitas vezes não renováveis. Mas pensando de forma ecologicamente correta, reciclar é bom, mas melhor ainda é reaproveitar o que tem condições de ser reutilizado. A Pablita faz sua parte para melhorar nosso meio ambiente e ainda cria peças com design para vocês.